O quê você está procurando?
  • /
  • Destaques
  • /
  • Energize-se! Saia da zona de conforto e mude sua vida!!!
Energize-se! Saia da zona de conforto e mude sua vida!!!

Energize-se! Saia da zona de conforto e mude sua vida!!!

Todo mundo tem algum mau hábito. Seja acordar tarde, má alimentação, fumar, nunca terminar de ler aquele livro, roer unhas, tomar muito café ou simplesmente não ter uma rotina de atividades físicas.

E só a gente sabe o trabalho que dá para mudar isso, mesmo os bem pequenos e que sabemos que nos atrapalham muito. O que nem sempre temos em mente, são os benefícios que podemos ter quando quebramos esses maus hábitos.

Novos Hábitos

 

O que recomendam alguns coachs e especialistas em desenvolvimento pessoal é: “para se livrar de um hábito ruim, é preciso criar uma nova rotina positiva.”  Não que o hábito velho não bata na porta, mas passa a ser mais controlável.

Um outro passo é identificar que recompensa o mau hábito traz à pessoa por exemplo: uma pessoa que come para aliviar a ansiedade… ela tem que descobrir outros mecanismos para “aliviar a ansiedade dela”, como por exemplo fazer uma caminhada ou assistir um filme (enfim, tem que aliviar a ansiedade de outra forma, entende?).

Também é preciso descobrir como se adquiriu o mau hábito, criar uma nova rotina e persistir, até esse novo hábito se tornar natural. Fazemos muitas coisas sem saber ao certo o porquê, simplesmente porque já se tornou algo automático. O primeiro grande passo para o processo de mudança é o autoconhecimento.

Acredite! Você pode mudar tudo o que não gosta e não está satisfeito em sua vida. Basta dar o primeiro passo rumo ao autoconhecimento, entender porquê você faz aquilo, em que momento tal hábito foi iniciado e ir aos poucos substituindo este mau hábito por atitudes positivas, que façam você se sentir bem consigo mesmo!

É necessário ter paciência…

É raro alguém decidir largar um hábito ruim e ser bem-sucedido na primeira tentativa. Ao se propor a mudar, você deve se dar um prazo e criar uma linha de ação que vai fazer aos poucos. O cérebro trabalha melhor com especificação. Se quer criar um novo hábito, o segredo é a repetição. A ideia é dar uma nova rota para seu cérebro. Ele tende a voltar para a rota antiga, mas, depois de algumas repetições ele com certeza aprenderá a nova.

A frequência entre as repetições também conta: não adianta ir à academia uma vez por semana e reclamar que continua sendo difícil acordar cedo para encarar os exercícios. Repetição com alta frequência traz muito mais resultados do que ações esporádicas. No começo, a sensação de esforço e irritação estarão lá. Para quebrá-las temos que continuar insistindo.
Novos Hábitos

 

Não desanime quando falhar!

É importante não desanimar com recaídas e pequenas falhas. É preciso tentar de novo…. e de novo… e de novo… quantas vezes for necessário. As pessoas tendem a voltar ao antigo hábito por falta de perseverança. É preciso ter paciência com você mesmo e tentar de novo quantas vezes for preciso. Recaídas fazem parte do processo. Comeu um chocolate? Na próxima refeição, volte para a dieta.

A sensação de ter conseguido faz com que o cérebro registre “memórias positivas” e isso vai fazendo com que, aos poucos, o hábito desejado seja implementado em sua vida! O resultado é uma sensação muito boa,  de satisfação consigo mesmo. Com o tempo, o que era um esforço enorme se torna natural. Não tem nada de ruim em ter uma recaída. A gente tem que aprender a escutar nosso corpo. Se seu corpo “pede” uma bela pizza ou para ficar na cama, é questão de bom senso atender ou não.

Para acelerar a mudança, comece com hábitos mais fáceis antes de desafios maiores. Parar de fumar ou roer unha é bem difícil. Mas parar de comer fritura ou tomar refrigerante é mais fácil, é só substituir por outras coisas.

Aprender com os pequenos maus hábitos ajuda a mudança para grandes hábitos. Atacar tudo de uma vez pode gerar muito estresse e frustração, porque é muito difícil dar conta de tudo de uma vez. Vá aos poucos! Respeite seus limites!

Outra dica importante é andar com pessoas que desejam o bem para você, isso é a melhor coisa que você pode fazer. É o caso de selecionar na rotina as pessoas que podem te ajudar no objetivo. Em outras palavras, vale a pena combinar de ir à academia com um amigo que goste de treinar.

Tudo que ajude a manter o foco durante o processo é bem-vindo. “Todo hábito pode ser quebrado, porque é apenas uma forma de pensar repetitiva. A palavra-chave é perseverança”

Deixo aqui um vídeo bem curtinho para vocês, que eu amo, que mostra como a mudança de hábitos pode mudar toda uma vida… e perceba que ele começou com mudanças bem pequeninas que levaram a grandes transformações!

 

 

Um grande beijo e até mais…

 

Renata Barrantes


6 Responses

  1. Avatar
    Arnaldo Oliveira Demetrio

    Arrazou pelas dicas Re. Tava precisando. Bjs

    1. Renata Barrantes

      Que ótimo que gostou Arnaldo!!! Espero que tenha ajudado bastante!!! Um grande beijo! 🙂

  2. Avatar

    Adorei o post Re! A mensagem é ótima e importantíssima para as pessoas deixarem de fazer aquilo que as deixam prendidas sempre no mesmo lugar!
    Beijosss!

    1. Renata Barrantes

      Que bom que gostou Bru!!! 🙂
      Beijos!!!

  3. Avatar

    Olá, Renata. Muito boa a sua reflexão. Gosto do jeito que você escreve.

    Também tenho um blog há pouco tempo voltado para o Autoconhecimento e, ao pesquisar, para ver o que os “colegas” estão falando sobre esse tema, encontrei você, e achei bem interessante a nossa visão comum sobre o assunto.

    Muito obrigado!

    1. Renata Barrantes

      Fico muito feliz em saber que gosta do nosso blog! Muito obrigada por deixar seu comentário!

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Rê Barrantes

Isso deveria ser formal? Pensando bem, acho melhor deixar a formalidade de lado, já quebrando o escopo, afinal é “sobre mim”.

Se fosse para me resumir em uma única frase, eu diria que: OPERO COM INTENSIDADE NO NÍVEL MÁXIMO! Não existe Renata sem exageros! Não sei ser pouco, ser meio termo, maios ou menos, morna, passar desapercebida, pegar leve, fazer muito silêncio.

E exatamente esse jeito de ser, que me fez ir de Farmacêutica à Life Coach, Analista Comportamental, Terapeuta e agora Graduanda em Nutrição. Sem muito espaço para me esboçar, eu só sei ser. Entro de cabeça, faço tudo com amor e paixão.

Essa intensidade toda é uma delícia, mas é também se arriscar! Estar entre Picos e Vales, por falar em vales... acredito que só sai do fundo do poço quem realmente chega nele, então quando é preciso eu vou até lá!

Se cair a gente levanta, foi assim desde sempre... não é mesmo?!?! Nunca vi um bebe caindo e desistindo de andar novamente! Aliás, foram exatamente elas, as quedas, me ensinaram a voar!

Ninguém se cria escolhendo exatamente quem quer ser, comigo não foi diferente. Quando eu percebi, já era exatamente assim... Sonhadora, risada fácil, criativa e uma eterna apaixonada pela vida!

Sejam bem-vindos!

Para agendamentos de sessões, entre em contato através do e-mail:

contato@renatabarrantes.com.br ou Whatsapp (11) 9.5020-8320

O que é Low Carb?
O que é Low Carb?
17 de junho de 2019
Quero emagrecer! Por onde começar?
Quero emagrecer! Por onde começar?
7 de dezembro de 2018
“O que fazer para perder barriga?”
Os benefícios do Óleo Essencial de Alecrim
Sem medo de mudar
Sem medo de mudar
4 de fevereiro de 2018
Renata Barrantes
Renata Barrantes On:
Como começar emagrecer já?
2018-05-09 12:05:33
Avatar
Rayene On:
Como começar emagrecer já?
2018-03-19 13:09:32
Renata Barrantes
Renata Barrantes On:
5 passos para uma alimentação saudável
2018-01-25 12:22:57