O quê você está procurando?
A polêmica da PAÇOCA

A polêmica da PAÇOCA

Recebi muitas mensagens pergunganto sobre a paçoca!!! Que é uma paixão nacional!!! Tudo isso porque a ANVISA publicou no dia 20/03/2017 a interdição de um lote de paçocas. Se você quiser ver a publicação da ANVISA CLIQUE AQUI

Na verdade a informação de que o amendoim não é um alimento “saudável” já é meio antiga.

 

Amendoim

 

Grande parte dos amendoins em nosso país possuem um alto teor de aflatoxina, que é uma espécie de micotoxina.

Aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, por isso produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população. Por este motivo esse lote de paçoca foi interditado.

Mas é muito importante saber que as aflatoxinas não estão presentes somente nas paçocas. Elas podem ser encontradas em diversos outros derivados do amendoim, como por exemplo no amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, na pasta de amendoim ou até mesmo na manteiga de amendoim.

 

Pasta de amendoim

 

Os alimentos com alto teor de aflatoxinas aumentam muito a probabilidade de desenvolvimento de câncer, por isso esses alimentos não devem ser consumidos frequentemente.

A situação fica ainda mais agravante no caso da paçoca, pois além da aflatoxina o açúcar refinado está presente em alta quantidade… ou seja, quem está de dieta não deve comer paçoquinhas nem em sonho…rsrs… apesar da gordura boa presente no amendoim, há muito mais pontos negativos em uma paçoca do que positivos, do ponto de vista nutricional.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o amendoim não é uma oleaginosa e sim uma leguminosa. Se você está em processo de emagrecimento de preferência às oleaginosas, como por exemplo as amêndoas, os nozes, a castanha do pará ou até mesmo o baru (que é bem parecido com o amendoim, mas é um pouco caro).

Vale a pena lembrar que o amendoim é extremamente alérgeno para algumas pessoas.

Tem alguns amendoins que vem com um selo na embalagem dizendo que está “livre de aflatoxinas”, na verdade é um pouco difícil garantir que está 100% livre desta micotoxina.

O ideal e seguro mesmo é reduzir o consumo deste alimento. Principalmente se você está em fase de emagrecimento.

Espero ter respondido as dúvidas de vocês…. Se gostou desse post, deixe a sua curtida e  seu comentário aqui embaixo.

Beijos e até mais…

Renata Barrantes

 

 

 

Você me encontra também nas redes sociais:

Instagram como @re_barrantes e Facebook Renata Barrantes

Se quiser ajuda para emagrecer com terapia, entre em contato através do e-mail: contato@renatabarrantes.com.br

Você pode conhecer um pouquinho do meu trabalho com autoestima e emagrecimento clicando AQUI

 

 

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Rê Barrantes

Isso deveria ser formal? Pensando bem, acho melhor deixar a formalidade de lado, já quebrando o escopo, afinal é “sobre mim”.

Se fosse para me resumir em uma única frase, eu diria que: OPERO COM INTENSIDADE NO NÍVEL MÁXIMO! Não existe Renata sem exageros! Não sei ser pouco, ser meio termo, maios ou menos, morna, passar desapercebida, pegar leve, fazer muito silêncio.

E exatamente esse jeito de ser, que me fez ir de Farmacêutica à Life Coach, Analista Comportamental, Terapeuta e agora Graduanda em Nutrição. Sem muito espaço para me esboçar, eu só sei ser. Entro de cabeça, faço tudo com amor e paixão.

Essa intensidade toda é uma delícia, mas é também se arriscar! Estar entre Picos e Vales, por falar em vales... acredito que só sai do fundo do poço quem realmente chega nele, então quando é preciso eu vou até lá!

Se cair a gente levanta, foi assim desde sempre... não é mesmo?!?! Nunca vi um bebe caindo e desistindo de andar novamente! Aliás, foram exatamente elas, as quedas, me ensinaram a voar!

Ninguém se cria escolhendo exatamente quem quer ser, comigo não foi diferente. Quando eu percebi, já era exatamente assim... Sonhadora, risada fácil, criativa e uma eterna apaixonada pela vida!

Sejam bem-vindos!

Para agendamentos de sessões e parcerias, entre em contato através do e-mail:

contato@renatabarrantes.com.br

Quero emagrecer! Por onde começar?
Quero emagrecer! Por onde começar?
7 de dezembro de 2018
“O que fazer para perder barriga?”
Os benefícios do Óleo Essencial de Alecrim
Sem medo de mudar
Sem medo de mudar
4 de fevereiro de 2018
Tapioca pode?
Tapioca pode?
1 de fevereiro de 2018
Avatar
Ellemunse On:
Exercício do Espelho!
2019-05-13 15:05:02
Avatar
Ellemunse On:
Exercício do Espelho!
2019-05-05 15:49:22
Avatar
Matkeks On:
Exercício do Espelho!
2019-04-16 19:03:29