O quê você está procurando?
  • /
  • Beleza
  • /
  • Cabelos compridos já!!! Cronograma Capilar!
Cabelos compridos já!!! Cronograma Capilar!
5 de abril de 2016

Cabelos compridos já!!! Cronograma Capilar!

Se você é daquelas que ama um cabelo comprido e bem tratado, já deve ter ouvido falar sobre o famoso cronograma capilar….
Se nunca ouviu falar, não se desespere… esse é o momento, pegue sua pipoquinha e sente-se em um lugar confortável que eu vou te explicar tudinho que você precisa saber para ter o cabelo dos sonhos! :)
Comprido e Tratado
Você deve estar se perguntando: “Mas Rê, o que é CRONOGRAMA CAPILAR???”

Cronograma capilar é como se fosse a “agenda do seu cabelo”… parece estranho, mas é exatamente isso… e essa agenda é criada para “repor” todos os nutrientes que nossos fios vão perdendo no dia a dia. Perdemos esses nutrientes naturalmente eles enfraquecem (por isso quebram e demora uma eternidade para crescer)… esses nutrientes são perdidos por causa da poluição, de banhos com água muito quente, piscina, químicas, calor do secador e da chapinha… ou por vários outros fatores…

Quando vemos aqueles cabelos lindos, típicos de propaganda de shampoo… logo pensamos: “Nossa! Queria ter um cabelo assim!!!” Pois então saiba, que é possível!!! Que você pode SIM ficar com o cabelo lindo, com brilho e sedoso como o de um comercial de shampoo… mas isso exige dedicação e cuidados específicos. Estes cuidados, vão trazer resultados satisfatórios à longo prazo… então é necessário paciência e muita disciplina.
Cronograma Capilar
O resultado é incrível, ocorre a restauração dos fios, porque o cronograma é composto pelos três tratamentos que o cabelo mais necessita: Hidratação, Reconstrução e Nutrição.
Cronograma Capilar - Dica
É importante você conhecer bem seu cabelo e perceber a qual etapa ele responde melhor, para assim saber quais são os “nutrientes” que seu cabelo mais necessita.
Após cada processo de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução avalie seus fios e sinta em qual etapa eles apresentam uma resposta melhor! 😉

Planejando o Cronograma Capilar…

No primeiro mês o mais indicado é começar com o cronograma oficial, porque é o mais completo e irá repor todos os nutrientes que os fios precisam.
Quando você perceber que seu cabelo já está melhor, então você já poderá partir para a próxima etapa, montando um cronograma capilar específico para os seus cabelos. Repetindo os processos que apresentam um melhor resultado para seus fios.

Para a realização do cronograma capilar oficial, você deve seguir a tabela abaixo. Nesta etapa serão realizadas 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução, dentro do período de um mês. Cada processo é feito em dias alternados.

É importante respeitar o período de “descanso” de 48 horas entre um processo e outro para não sobrecarregar os fios.

 

 

Tabela Oficial Cronograma Capilar

O que você precisa para começar???

Não é preciso muito! Será necessário uma boa máscara de hidratação, pode ser a que você tiver em casa… e lembre-se que há máscaras excelentes e baratinhas! Nem sempre o mais caro é o melhor!

As máscaras de hidratação são aquelas que geralmente contém:

Glicerina Vegetal ou Glicerina
Bepantol (as vezes eu misturo o bepantol líquido, que vende nas farmácias, no creme de minha preferência)
Extratos Botânicos
Proteína Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
Panthenol
Aloe Vera
Silicones e Vitaminas
Álcools modificados (Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol)
Sacarose ou Derivados do Açúcar
Proteína de aveia
Proteína de arroz e Proteína da Seda
Proteína da Soja
Proteína Hidrolisada do Milho, do leite, dentre outros.

Além da máscara de hidratação você deverá ter uma máscara que contenham componentes nutritivos (para a etapa de Nutrição), ou seja, aquelas máscaras que contém óleos e/ou manteigas… por exemplo: óleo de Árgan, Manteiga de Karité, Óleo de Abacate, dentre outras.
E por último, mas não menos importante, você deverá ter uma máscara que contenha um ou mais componentes de reconstrução.  Geralmente são: queratina, creatina, colágeno, arginina, dentre outros.
Após um mês realizando o Cronograma Oficial e observando qual das etapas o seu cabelo “responde” melhor, você poderá montar o Cronograma específico para o seu tipo de cabelo. Nunca se esqueça que as necessidades dos cabelos variam com o passar do tempo, então devemos sempre estar atentos à essas necessidades! 😉
Rapunzel
Em breve irei liberar um Post explicando melhor cada uma das etapas e os produtos que gosto de utilizar para cada uma delas.
Espero que tenham gostado! Deixem aqui nos comentários suas dúvidas e outros assuntos que vocês gostariam de ver aqui….
Um grande beijo e até mais…. Renata Barrantes

2 Responses

  1. tereza

    Olá Re! Amei as dicas muito boas,
    Vc poderia dar nomes de máscara que vc usou e gostou?

    BJS.

    1. Renata Barrantes

      Oii Tê, boa noite!

      Fico muito feliz em saber que você amou as dicas!
      Sim sim… Pode deixar que vou falar de todos os produtos que eu uso em cada uma das etapas (Hidratação, Reconstrução e Nutrição). :)
      Já estou preparando o estes Posts. Logo estará tudinho aqui no blog!

      Obrigada pelas sugestões (são sempre muuuuiiiitoooo bem vindas) e por acompanhar o meu trabalho!!!

      Um grande beijo!!!

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Rê Barrantes

Isso deveria ser formal? Pensando bem, acho melhor deixar a formalidade de lado, já quebrando o escopo, afinal é “sobre mim”.

Se fosse para me resumir em uma única frase, eu diria que: OPERO COM INTENSIDADE NO NÍVEL MÁXIMO! Não existe Renata sem exageros! Não sei ser pouco, ser meio termo, maios ou menos, morna, passar desapercebida, pegar leve, fazer muito silêncio.

E exatamente esse jeito de ser, que me fez ir de Farmacêutica à Life Coach, Analista Comportamental, Terapeuta e agora Graduanda em Nutrição. Sem muito espaço para me esboçar, eu só sei ser. Entro de cabeça, faço tudo com amor e paixão.

Essa intensidade toda é uma delícia, mas é também se arriscar! Estar entre Picos e Vales, por falar em vales... acredito que só sai do fundo do poço quem realmente chega nele, então quando é preciso eu vou até lá!

Se cair a gente levanta, foi assim desde sempre... não é mesmo?!?! Nunca vi um bebe caindo e desistindo de andar novamente! Aliás, foram exatamente elas, as quedas, me ensinaram a voar!

Ninguém se cria escolhendo exatamente quem quer ser, comigo não foi diferente. Quando eu percebi, já era exatamente assim... Sonhadora, risada fácil, criativa e uma eterna apaixonada pela vida!

Sejam bem-vindos!

Para agendamentos de sessões e parcerias, entre em contato através do e-mail:

contato@renatabarrantes.com.br

Quero emagrecer! Por onde começar?
Quero emagrecer! Por onde começar?
7 de dezembro de 2018
“O que fazer para perder barriga?”
Os benefícios do Óleo Essencial de Alecrim
Sem medo de mudar
Sem medo de mudar
4 de fevereiro de 2018
Tapioca pode?
Tapioca pode?
1 de fevereiro de 2018
Matkeks On:
Exercício do Espelho!
2019-04-16 19:03:29
LesganI On:
Sem medo de mudar
2019-04-05 19:32:35
Matkeks On:
Exercício do Espelho!
2019-03-12 16:20:33