O quê você está procurando?
Será que você tem vício em comer?

Será que você tem vício em comer?

Há alguns anos eu tenho grande interesse em entender sobre obesidade. Tenho sido uma verdadeira entusiasta pelo assunto desde 2010.

Só que eu não entedia a fundo os aspectos destrutivos do “comer as emoções”, até iniciar os atendimentos nutricionais e estudar cada paciente individualmente.

Com o passar dos anos, tornou-se claro para mim que o ato de comer, em pessoas que estão acima do peso, pode ser, muitas vezes por causa de um vício.

Inúmeras pessoas encontram na comida a mesma sensação de conforto que um dependente químico encontra em seu vício.

Por falar nisso, a OMS define dependente químico como: ” estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico.”

Lendo e relendo várias vezes essa definição, percebo que, podemos considerar a mesma definição para o vício em comida. Pois mesmo não sendo considerada “droga” há alimentos que interagem com o organismo de forma a modificar seu estado psíquico e trazer, muitas vezes, uma sensação de prazer e felicidade (mesmo que muito momentâneo e em uma proporção bem menor do que uma droga).

Este prazer e felicidade consequentemente altera o comportamento, levando ao impulso de querer sempre mais e mais…

Quem é que nunca ficou mais feliz logo depois de devorar aquela barra de chocolate?

Torna-se um ciclo vicioso (Fica triste: come para se sentir mais feliz. Sente ansiedade: come para relaxar. Mas a sensação “boa” logo passa e quando você se dá conta, já está comendo novamente).

A comida pode ser tão destrutiva quanto outros tipos de vícios. É muito difícil ter autocontrole sobre algo que está tão disponível.

A oferta de alimentos é muito grande. A comida está presente em praticamente todos eventos sociais, reuniões familiares e encontro com os amigos.

O ato de comer é encorajado pela família e amigos.

O entendimento a respeito deste assunto ainda é pouco disseminado e muito complexo. Com certeza, ainda temos muito a aprender sobre o vício em comer e sobre a relação emocional com os alimentos, mas perceber que você pode ter essa relação de dependência com a comida e que precisa de ajuda já é um grande passo.

Você se identificou com o algo neste texto ou conhece alguém que está neste ciclo vicioso com a comida?

Beijos da Nutri!

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Rê Barrantes

Criadora do Programa de Emagrecimento Corpo dos Sonhos, Nutricionista, Farmacêutica, Life Coach, Analista Comportamental e Especialista em Emagrecimento!

Como passou por um processo de grande emagrecimento, aproximadamente 40Kg, decidiu se dedicar a compartilhar tudo o que aprendeu durante o seu processo para ajudar outras pessoas nesta batalha contra o excesso de peso.

Tem a missão de ajudar as pessoas emagrecerem de forma definitiva, adotando uma nova mentalidade! Obstinada por resultados, seu programa visa a mudança de dentro para fora, que vai muito além das dietas convencionais. Acredita que através dessa metodologia de trabalho, corpo e mente, possa ajudar outras pessoas a conquistarem seu objetivo de maneira totalmente saudável e leve.

Com um dom para servir, Renata decidiu se dedicar em ajudar outras pessoas a mudarem a relação com os alimentos e consequentemente adotarem um estilo de vida mais saudável, mostrando a elas que é possível ter uma alimentação saudável sem deixar de ser prazerosa.!

Atualmente alcança pessoas de todo o mundo com o seu curso de emagrecimento online e também faz atendimentos individuais personalizados.

O seu corpo é o seu templo, cuide bem dele. Saúde não é só por fora, é por dentro também. Mantenha bem cuidado. Corpo e Mente. Nunca é tarde para começar a cuidar mais de você!

Espero que goste e aproveite todo o conteúdo disponivel aqui!

Para informações e agendamentos entre em contato através do Whatsapp ou e-mail:

Whatsapp (11) 9.5020-8320 ou contato@renatabarrantes.com.br

Beijinho Low Carb
Beijinho Low Carb
26 de julho de 2021
O sabor importa!
O sabor importa!
10 de julho de 2021
Pare de comer suas emoções
Pare de comer suas emoções
27 de junho de 2021
Será que você tem vício em comer?
Carboidrato à noite engorda?
Carboidrato à noite engorda?
22 de maio de 2021
Renata Barrantes
Renata Barrantes On:
Sobre recomeçar
2021-04-12 19:11:34
Renata Barrantes
Renata Barrantes On:
Torta de atum com requeijão da Rê
2021-04-12 19:08:17
Avatar
Liana Gomes da Silva On:
Torta de atum com requeijão da Rê
2021-03-31 16:03:08

Participe da nossa comunidade no Facebook. Acesse aqui.